Você já se perguntou quais são os lugares mais bonitos de Portugal? Entre os lugares mais bonitos de Portugal estão as praias do Algarve, os vários locais históricos e muito mais. O país é famoso pelas paisagens exuberantes, além de seu ótimo clima mediterrâneo.

Os turistas que visitam Portugal, sempre vão em busca de vinhos deliciosos, arquiteturas e histórias antigas, além de buscarem também por suas belas praias.

Hoje você vai conhecer quais são os melhores locais para se visitar em Portugal. Além disso você vai receber ótimas recomendações sobre o que fazer para aproveitar o seu passeio.

10. Praia da Marinha

Paisagem da Praia da Marinha um dos lugares mais bonitos de Portugal

A Praia da Marinha é mundialmente conhecida como uma das 10 praias mais bonitas da Europa, e também uma das 100 praias mais bonitas do mundo. É uma praia aberta ao público onde qualquer um pode visitar.

Esse belíssimo local com certeza merece estar presente nesta lista dos lugares mais bonitos em Portugal. Além disso, recomendamos fortemente que você visite a praia no verão, pra poder aproveitar melhor o calor e as águas cristalinas.

Muitos mergulhadores vão até a Praia da Marinha em busca de um bom mergulho, já que as águas de lá são muito claras e perfeitas pra observar a vida marinha. Durante o verão a água fica bem quente, se tornando perfeita para os banhistas.

Outra característica espetacular da Praia da Marinha, são seus penhascos rochosos muito bonitos. Sem falar é claro de suas cavernas e grutas espalhadas pelo local, onde você pode fazer fotos incríveis.

O que fazer na Praia da Marinha?

  • Visitar suas formações rochosas para nadar em suas piscinas naturais.
  • Praticar o mergulho, já que o mar é limpo e suas águas cristalinas.
  • Explorar o litoral, aproveitando suas cavernas e grutas incríveis para tirar fotos.
  • Levar a família para um passeio tranquilo de barco.
  • Aproveitar o clima quente que se parece com o de praias tropicais.
Links patrocinados

9. Parque Nacional da Peneda-Gerês

Uma das cachoeiras mais bonitas do Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único Parque Nacional presente no país. Além de ficar na região norte de Portugal, ele fica a apenas 1 hora de distância de Porto, se tornando bem acessível.

É um Parque Nacional muito bonito que possui muito pra se fazer. O lugar tem cachoeiras, lagos, vilas históricas, castelos, ruínas romanas e muito mais. É um local perfeito pra uma boa caminhada ao ar livre.

Uma de suas características é a presença de uma floresta conservada, e mais ao norte diversas cachoeiras com águas azuis e cristalinas para nadar. Também existe uma aldeia muito bonita onde se pode passar a noite.

Se for visitar o parque é recomendado que você passe pelo menos um dia inteiro no local, já que existem muitas coisas pra se fazer. Apenas um dia pode não ser o suficiente pra ver tudo, então passar vários dias seria o ideal.

O que fazer no Parque Nacional da Peneda-Gerês?

  • Ir até a Cascata da Portela do Homem para nadar.
  • Passear com seus amigos pelas trilhas do parque.
  • Frequentar ou até mesmo dormir em uma de suas aldeias.
  • Visitar o Miradouro da Pedra Bela, um dos mais bonitos em Portugal.
  • Fazer trilha até Cascata Taiti para mergulhar, já que suas águas são cristalinas.

8. Sintra

Palácio Nacional da Pena localizado em Sintra

Sintra é uma bela cidade turística conhecida por seus incríveis palácios, castelos históricos e paisagens exuberantes. Além disso a paisagem cultural de Sintra é considerada um dos patrimônios mundiais da UNESCO em Portugal.

Existem vários edifícios históricos pra visitar em Sintra, muitos retratando toda a história e cultura da Europa. A arquitetura medieval também está muito presente em Sintra, o que tornou a cidade um dos lugares mais bonitos em Portugal.

Os belos castelos e palácios em Sintra se parecem muito com os castelos dos contos de fadas. Sintra é considerada a cidade mais romântica de Portugal, já que seu clima romântico é perfeito pra levar o parceiro para um passeio.

Vale o destaque especial ao Palácio Nacional da Pena, um local muito bonito pintado em tons de amarelo e vermelho. Ele representa o expoente máximo do romantismo português no século XIX, surpreendendo desde a peculiaridade da sua arquitetura à beleza de seus jardins.

O que fazer na cidade de Sintra?

  • Visitar o Palácio Nacional da Pena e seus belos jardins.
  • Passear no Castelo dos Mouros e aproveitar a vista de suas muralhas.
  • Nadar na Praia do Magoito, um dos melhores pontos turísticos em Sintra.
  • Se aventurar pelo Palácio de Monserrate e a sua bela paisagem.
Links patrocinados

7. Açores

Paisagem dos Açores, um dos locais mais bonitos em Portugal

Os Açores são um arquipélago de nove ilhas de origem vulcânica localizadas no meio do oceano Atlântico, e com certeza são um dos lugares mais bonitos de Portugal. Mesmo os Açores se localizando no oceano, ainda pertencem a Portugal.

É muito comum nos Açores os turistas passearem de barco para que possam presenciar diversos tipos de baleias. Mas se você for do tipo que prefere ficar em terra, basta ver as baleias pelas antigas torres de vigia que os antigos caçadores utilizavam.

Um dos passeios mais escolhidas pelos visitantes, é ir até o cume da Montanha do Pico que é considerada a montanha mais alta de Portugal, ou até mesmo visitar os lagos vulcânicos naturais que estão espalhados por suas ilhas.

A maior ilha dos Açores é a Ilha de São Miguel, onde está presente o Vale das Furnas. Além disso o local é um impressionante vale vulcânico onde surgem fontes de águas termais, e onde se formou um lago espetacular de águas cristalinas.

O que fazer no Arquipélago dos Açores?

  • Subir ao topo da Montanha do Pico, a montanha mais alta de Portugal.
  • Caminhar no Vale das Furnas e aproveitar suas piscinas termais.
  • Passear de barco para ver as baleias no oceano.
  • Aproveitar as praias de Ponta Delgada.
  • Visitar a península do Monte Brasil, na terceira ilha dos açores.

6. Aveiro

Barcos navegando por Aveiro em Portugal

Aveiro é um município de Portugal que assim como Veneza na Itália, também possui vários canais navegados por barcos. A beleza da cidade pode ser observada em um passeio de barco, ou até mesmo andando pelas ruas da cidade.

Além disso os turistas também vão à cidade pra frequentar seus vários museus e observar a arte sacra, além de admirar os edifícios em Art Nouveau ou ir às praias pra se divertir no sol.

Ao sul de Aveiro existe a divertida vila da Costa Nova, com seus famosos restaurantes de frutos do mar. Além disso, ali no local existe a Praia da Costa Nova que é muito linda e bastante frequentada por banhistas.

Além de Aveiro ser um ótimo destino pra se viajar, a cidade é perfeita pra quem pretende se mudar pra Portugal. Já que o morador pode apreciar a vida em uma cidade calma, enquanto vive em um dos lugares mais bonitos de Portugal.

O que fazer na cidade de Aveiro?

  • Passear pelos canais da cidade em um barco Moliceiro.
  • Visitar a Praia da Costa Nova, uma linda praia cheia de casas coloridas.
  • Frequentar os vários museus históricos presentes em Aveiro.
  • Se alimentar em seus restaurantes temáticos de frutos do mar.
Links patrocinados

5. Parque das Nações

Parque das Nações em Lisboa

Parque das Nações é o bairro mais moderno de Lisboa, capital de Portugal. A região foi apenas uma área industrial, porém em 1998 foi completamente reformada para abrigar a Exposição Mundial de 1998.

A cidade de Lisboa possui um design histórico e sempre tenta preservar suas características históricas. Contudo, no Parque das Nações é diferente, seus enormes edifícios e atrações possuem o mais alto padrão de design e modernidade.

A cidade possui a Ponte Vasco da Gama, essa que atravessa o Rio Tejo e é uma das maiores pontes da Europa. Assim como na região do Parque das Nações você também vai encontrar o Oceanário de Lisboa, que é considerado o maior aquário natural do mundo.

O design moderno torna o Parque das Nações um dos lugares mais bonitos de Portugal. Dentre suas várias atrações está o Casino de Lisboa, o Centro Comercial Vasco da Gama, o Pavilhão do Conhecimento e muito mais.

O que fazer no Parque das Nações?

  • Visitar o Oceanário de Lisboa, o maior aquário natural do mundo.
  • Frequentar o Pavilhão do Conhecimento.
  • Passear no Teleférico do Parque das Nações.
  • Almoçar nos melhores restaurantes de Lisboa.
  • Aproveitar as atrações públicas no Altice Arena.

4. Tomar

Muralhas do Castelo Templário de Tomar, um dos lugares mais bonitos em Portugal

Tomar é uma das melhores cidades para se visitar em Portugal, tanto pela sua riqueza cultural como artística. A cidade é famosa por ter sido no passado a famosa sede dos Cavaleiros Templários em Portugal.

Vale um destaque especial ao Convento de Cristo, que foi construído no século 12 e é onde os Cavaleiros Templários moravam. Ao visitar seus pátios e palácios, é normal se sentir como se tivesse viajado ao passado.

No interior do Convento de Cristo é possível a entrada no Castelo Templário de Tomar, onde em suas muralhas o turista pode aproveitar de uma linda vista além de várias paisagens incríveis.

Entretanto além de sua importância histórica, a própria cidade já é um lugar incrível pra se visitar. Bem como é de conhecimento de seus visitantes, ela possui uma belíssima arquitetura medieval que até os dias atuais continua muito bem preservada.

O que fazer na cidade de Tomar?

  • Entrar na famosa sede dos Cavaleiros Templários em Portugal.
  • Visitar seus diversos museus que contam a história antiga da Europa.
  • Aproveitar a divertida Festa dos Tabuleiros.
  • Passear nos lindos jardins do Parque do Mouchão.
  • Tirar fotos e aproveitar a vista nas muralhas do Castelo de Tomar.

3. Ilha de Tavira

Um dos locais mais bonitos na Ilha de Tavira em Portugal

Ilha de Tavira é uma ilha tropical localizada perto da cidade de Tavira, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A ilha é famosa pela sua praia de areia branca, considerada uma das mais bonitas do Algarve.

A infraestrutura da ilha foi pensada de forma a oferecer uma das melhores praias não só da Região do Algarve, mas também de todo o país. É um lugar ideal pra levar a família, já que é um local tranquilo e com águas claras e limpas.

Durante as férias de verão muitas famílias portuguesas adoram passar as férias na Ilha de Tavira. Além disso você pode encontrar facilmente por hotéis pra se hospedar, e a ilha também conta com restaurantes e salva-vidas.

A maioria dos visitantes da Ilha de Tavira ficam juntos em uma só região, porém você é livre para fazer uma boa caminhada por toda a ilha. Ou seja, vai aproveitar e curtir o visual de um dos lugares mais bonitos em Portugal.

O que fazer em Ilha de Tavira

  • Levar a família pra passear nas férias de verão.
  • Nadar em suas praias de água cristalina.
  • Fazer um passeio de barco ou lancha.
  • Caminhar livremente por seu extenso litoral.
  • Praticar esportes ao ar livre.
Links patrocinados

2. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Vista do litoral no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Um dos lugares mais bonitos de Portugal com certeza é a Costa Vicentina do Alentejo. A paisagem aqui é deslumbrante, com todo o seu litoral acidentado, praias intocadas, enormes penhascos, enormes campos de flores e muito mais.

Muitos dizem que nesse local está presente o último litoral intocado pelo ser humano em toda a Europa. É claro que o ser humano já passou por ali, todos os dias vários turistas frequentam o lugar, mas é um local muito bem preservado.

Nesse parque natural está localizada a Rota Vicentina, que foi eleita uma das melhores trilhas da Europa. Além disso existem diversas outras atividades pra se realizar ao ar livre nessa região.

É comum as pessoas irem ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina para praticar o surf, ciclismo, caminhada, mergulho, canoagem e muito mais. Portanto muitos consideram esse como o melhor local para se praticar esportes ao ar livre em Portugal.

O que fazer no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina?

  • Fazer uma caminhada na Rota Vicentina.
  • Surfar ou aprender a surfar, já que existem escolas de surf no local.
  • Mergulhar em seu mar de águas cristalinas.
  • Praticar o ciclismo em suas diversas trilhas disponíveis.
  • Visitar seu litoral quase intocado pelo ser humano.
  • Praticar todos os tipos de esportes possíveis ao ar livre.

1. Cascais

Paisagem costeira localizada na cidade de Cascais em Portugal

Cascais é uma cidade balneária localizada ao longo da costa do Estoril, ao norte de Lisboa. Essa linda cidade beira-mar já foi o retiro de verão da realeza portuguesa, e atualmente toda essa grandiosidade ainda está presente no centro histórico da cidade.

O imponente Palácio Seixas, a padronizada Praça 5 de Outubro e o grande Largo Luís de Camões são alguns dos destaques dessa linda cidade. Além disso vale mencionar também o Parque Marechal Carmona com seus canteiros de flores coloridas e o seu lago encantador.

Entretanto além dos locais já mencionados, um dos pontos mais bonitos para se tirar fotos em Cascais é a famosa Boca do Inferno, uma incrível formação rochosa criada naturalmente pelas ondas.

Todo esse belíssimo cenário natural, junto com toda a sua vasta variedade cultural e a sua encantadora arquitetura, fazem da cidade de Cascais um dos lugares mais bonitos em Portugal.

O que fazer na cidade de Cascais?

  • Andar de bicicleta ao longo da ciclovia costeira.
  • Aproveitar todas as suas belas praias.
  • Visitar a formação rochosa conhecida como Boca do Inferno.
  • Conhecer os diversos museus presentes em Cascais.

Gostou de conhecer os lugares mais bonitos de Portugal? Portugal é realmente um país incrível e não importa em qual lugar do mundo você viva, um dia todos precisam ir visitar Portugal e também conhecer a sua cultura e locais maravilhosos.

Escrito por Igor Pedra

Trabalho faz muitos anos com a criação de conteúdo para a internet. Já tive vários sites e canais no YouTube, e vivo o tempo todo criando coisas novas.