Todo mundo gosta de assistir filmes com hackers realizando tarefas impossíveis, não é mesmo? Hackers invadindo e burlando sistemas sempre foi algo interessante. E foi dessa forma que os filmes de hackers ficaram cada vez mais famosos ao redor do mundo.

O cinema nos proporcionou vários filmes legais com a temática hacker, e muitos desses filmes se tonaram o pontapé inicial pra muitas pessoas um dia entrarem no ramo da computação.

Portanto se você sempre procurou por filmes sobre hackers, dessa vez os seus problemas acabaram. Hoje você vai conhecer uma lista com vários filmes legais e que possuem a temática hacker.

10. Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo

Hacker do filme Invadores Nenhum Sistema está a salvo

Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo em pouco tempo se tornou um sucesso, e muitos o consideram um dos melhores filmes sobre hackers que existem. O protagonista se chama Benjamin Engel, e ele é um prodígio da computação que vive excluído da sociedade.

Na vida real ele é um ninguém, mas na internet é um hacker super habilidoso e também respeitado. Certo dia o jovem conheceu um grupo de hackers na vida real, então decidiu se juntar a eles em busca de diversão e adrenalina.

Juntos eles formaram o CLAY, um grupo hacker que decidiu bater de frente com o sistema. Se você gosta de filmes de tecnologia então você precisa assistir esse filme, porque nele a computação é retratada de forma bem realista.

Os hackers do filme sempre usam termos reais da tecnologia, e ainda por cima os seus feitos incríveis de computação são coisas possíveis de acontecer, eles não realizam mágica. Isso deixou o filme muito mais realista, e talvez seja por isso que se tornou um sucesso.

Links patrocinados

9. Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Protagonista do primeiro filmes de hackers da franquia Millennium

Confesso que em todos os filmes de hackers desta lista, o filme no qual menos esperava algo bom era este e o motivo é bem simples, a sinopse é muito resumida e não explica quase nada. Porém ao assistir acabei me surpreendendo bastante de uma forma positiva.

Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres fala sobre uma jovem hacker que nas horas vagas, vinga as mulheres vítimas de violência. Portanto para resolver um caso de desaparecimento, ela resolveu se juntar a um excêntrico jornalista investigativo.

O desaparecimento da jovem aconteceu há mais de 36 anos atrás, e na época muitas pontas soltas foram deixadas pela investigação da polícia. Porém a medida com que a protagonista vai avançando em sua investigação, diversos perigos irão aparecer.

Millennium é um filme baseado em uma série de livros, e sabemos que filmes assim nunca são boas produções. Entretanto Millennium conseguiu se tornar um filme fora da curva já que é uma produção cinematográfica excelente.

8. Blackhat (2015)

Chris Hemsworth interpretando o papel de um hacker

Blackhat é talvez um dos filme de hackers mais injustiçados pelos críticos, já que mesmo possuindo uma nota baixa o filme ainda consegue ser uma obra excelente. Além disso o papel de protagonista do filme foi interprestado de forma perfeita por Chris Hemsworth, o mesmo ator que interpretou o Thor nos filmes da Marvel.

A história gira em torno de Nicholas Hathaway, um gênio da computação que foi condenado a 15 anos de prisão por cometer alguns crimes cibernéticos. Porém depois de um tempo obteve uma chance de sair da prisão, desde que cumprisse alguns pré-requisitos.

Recentemente um hacker muito perigoso começou a causar um estrago enorme nos sistemas financeiros ao redor do mundo. Contudo o governo lembrou do gênio da computação que é o protagonista, e ele foi solto da prisão com a única condição de ir atrás desse hacker que está ameaçando o mundo.

Esse é um filme de hackers lutando contra outros hackers, e vai mostrar os enormes danos que alguém inteligente e mal intencionado pode causar em nosso mundo atual, que está cada vez mais conectado.

Links patrocinados

7. Hacker (2016) – Todo crime tem um início

Hacker 2016 Todo crime tem um início

Este é com toda a certeza um dos filmes de hackers mais interessantes desta lista, porque ele trata de um tema que nenhum outro filme vai tratar, ele fala da darknet. Talvez você não saiba, mas essa é uma internet secreta que existe muito além dos sites que o Google consegue encontrar.

O protagonista do filme se chama Alex Danyliuk e é um jovem que vivia rodeado de problemas financeiros. Porém certo dia ele perdeu a paciência com tudo isso e resolveu entrar de vez no mundo dos crimes cibernéticos pra conseguir melhorar a vida de sua família.

Portanto ele chamou alguns amigos e ao lado de Sye e da hacker Kira eles vão crescendo aos poucos e ficando cada vez mais famosos. O mercado financeiro ficou tão ameaçado com o grupo, que as suas ações chegaram aos ouvidos do líder da organização Anonymous.

Talvez o ponto mais interessante do filme seja toda essa relação entre vários hackers poderosos. O filme mostra que sozinho um hacker não pode fazer muita coisa, mas quando ele trabalha em conjunto com algum grupo, os estragos podem se tornar enormes.

6. Firewall – Segurança em risco

Firewall - Segurança em risco

Firewall – Segurança em risco é um filme de hackers que tem como protagonista um cara chamado Jack Stanfield. Ele é um especialista em segurança de computadores e trabalha em um banco muito famoso nos EUA.

Ao longo do tempo Jack se tornou um executivo de confiança, e estava vivendo o auge de sua carreira com o desenvolvimento de sistemas de segurança. Porém o sistema bancário de segurança que desenvolveu possuía uma brecha que ele não havia percebido, e a brecha é ele mesmo.

Um hacker monitorou a vida de Jack por mais de um ano, vigiando sua atividade online, ouvindo seus telefonemas e acompanhando sua rotina diária. Após adquirir todas as informações necessárias, um grupo invadiu sua casa, rendeu sua família e lhe ofereceu uma proposta.

Jack teria que participar de um esquema pra roubar 100 milhões de dólares de seu banco. O filme vai narrar a difícil situação de Jack, enquanto enfrenta hackers muito poderosos e tenta salvar a sua família.

Links patrocinados

5. Anon (2018)

Um dos melhores filmes de hackers disponíveis na Netflix

Imagine um futuro onde a tecnologia evoluiu a tal ponto em que os cidadãos não possuem mais nenhuma privacidade, é nesse futuro não tão distante que o filme vai se passar. Além disso, nesse futuro o governo sabe de tudo sobre o que você faz na vida, até mesmo fora da internet.

Por um lado não existem mais crimes, mas por outro ninguém é mais livre pra nada. O protagonista do filme se chama Sal Frieland e ele é um investigador da polícia que começou a investigar uma série de assassinatos misteriosos.

Em um mundo tão conectado e sem privacidade, o criminoso conseguiu deletar a si mesmo dos registros mundiais, algo completamente inacreditável. Além disso, durante a investigação o detetive Sal Frieland acaba encontrando uma jovem que também vive indetectável e fora do sistema.

Juntos eles vão atrás do criminoso invisível, e o filme vai mostrar o perigo em que uma sociedade completamente conectada pode oferecer. Um hacker habilidoso pode muito bem entrar no sistema e deletar seus próprios registros pra conseguir viver de forma indetectável.

4. Citizenfour

Edward Snowden em seu documentário falando de sua vida

Edward Snowden é um administrador de sistemas que um dia trabalhou na CIA, e resolveu divulgar ao mundo diversas informações confidenciais sobre o governo dos Estados Unidos. Porém elas não eram simples informações, eram uma lista de documentos muito comprometedores para o governo.

Esse vazamento mostrou ao mundo a maneira como os EUA sempre usaram e até hoje utilizam a tecnologia pra poder manipular e controlar tudo o que for possível no mundo. Além disso o próprio Brasil está na lista de nações monitoradas pelos EUA.

O filme na verdade é um documentário e ele vai mostrar a maneira como tudo isso aconteceu na vida real. Quem dirigiu esse documentário foi Laura Poitras, uma cineasta já famosa por produzir diversos documentários bem conhecidos.

Se você é um amante da tecnologia, então precisa assistir a este documentário. A vida de Edward Snowden é muito interessante, e toda a sua trajetória vai nos ensinar o motivo de nunca podermos deixar a tecnologia tomar o controle de nossas vidas.

3. Hacker’s Game (2015)

Filme de romance Hacker's Game que possui uma temática hacker

Hackers Game é uma história de amor entre dois hackers conhecidos como Soyan e Loise. A jovem Soyan se especializou em tecnologia da informação, e a vida toda trabalhou em uma empresa de segurança online.

O emprego dela sempre se baseou em realizar diversas atividades de hacker, tudo de forma secreta para vários clientes ricos ao redor do mundo. Entretanto o jovem Loise é um cyber-detetive que trabalha para os direitos humanos investigando crimes virtuais.

Certo dia Loise recebeu a missão de proteger uma pessoa na qual a jovem Soyan está determinada a capturar. Os dois hackers se enfrentam, mas será que o romance vai falar mais forte que o trabalho?

O filme Hackers Game é recomendado principalmente pra quem gosta de filmes de hackers, mas ao mesmo tempo também gosta de assistir um bom filme de romance. A obra vai girar em torno de um romance proibido no mundo da tecnologia.

Links patrocinados

2. Debug – O Mal Não Pode Ser Deletado

Debug Filmes de Hackers no Espaço lutando contra um inteligência artificial

O filme se passa em um futuro próximo onde a humanidade avançou bastante no estudo da inteligência artificial. O avanço tecnológico chegou a tal ponto onde as inteligências artificiais se tornaram amplamente utilizadas no ramo da viagem espacial.

Porém como nem tudo acontece como o planejado, às vezes a inteligência artificial pode desenvolver uma enorme raiva contra os humanos. E foi justamente isso que aconteceu, uma nave espacial foi deixada vagando pelo espaço pois nela está uma inteligência artificial que criou vida.

Portanto para resolver esse problema, um grupo de hackers muito habilidosos foi enviado ao espaço pra fazerem uma operação de debug nessa inteligência artificial. Essa é uma missão muito perigosa, já que a inteligência se tornou vingativa e é capaz de fazer qualquer coisa pra se tornar um humano.

Debug é um filmes de hackers que vai falar de um tema muito importante para a humanidade, que é o futuro das inteligências artificiais. O debate gira em torno de uma questão, que é se no futuro nós vamos conseguir viver em harmonia com esses seres inteligentes criados artificialmente.

1. Algorithm (2014)

Algorithm 2014 filmes de hackers

Algorithm é um dos filmes de hackers com o enredo mais inteligente que você poderia assistir. O filme gira em torno de um jovem chamado Will, um hacker muito inteligente que acabou descobrindo alguns esquemas ultra secretos do governo.

O filme se passa meses após o vazamento grande vazamento de Edward Snowden, aquele que chocou a mídia mostrando a todos os esquema de espionagem mundial dos EUA. Portanto a sociedade estava passando um momento de desconfiança com a segurança da informação.

Aproveitando dessa situação, o filme se passa justamente nessa época. No filme o jovem Will hackeia um agente do governo e descobre um programa de computador misterioso, que pode acabar levando a uma revolução.

Não irei dar spoilers do roteiro do filme, mas recomendo fortemente que assista. Você irá aprender muito sobre a importância da segurança da informação, e que sempre deve dar atenção à esse tema que às vezes pode ser deixado de lado.

Gostou deste conteúdo? Então confira também:

Escrito por Igor Pedra

Trabalho faz muitos anos com a criação de conteúdo para a internet. Já tive vários sites e canais no YouTube, e vivo o tempo todo criando coisas novas.