Se você procura por bons manhuas de cultivo pra ler, então você chegou no lugar certo. Hoje você vai conhecer quais são os melhores manhuas e manhwas de cultivação que existem.

Muitos iniciantes na leitura dos manhuas de cultivo podem não entender muito bem como funciona esse gênero da literatura Chinesa e Coreana. Portanto irei explicar primeiro o que são os manhuas de cultivo, e só depois irei te recomendar vários manhuas pra ler.

No Japão as histórias em quadrinhos são chamadas de mangás, porém na China elas são chamadas de manhuas e na Coréia do Sul são chamadas de manhwas. Portanto agora que você já sabe a diferença entre manhua, manhwa e mangá, você precisa saber qual a diferença entre Xianxia, Wuxia e Xuanhuan.

O que é um manhua de cultivo?

Manhuas de cultivo são histórias em quadrinhos chinesas que misturam artes marciais e muita fantasia, além de possuírem vários elementos da filosofia Taoísta. Os manhuas de cultivo se tornaram famosos nos últimos tempos graças a internet.

Existem três gêneros literários dentro dos manhuas de cultivação:

O primeiro gênero dos manhuas de cultivo é o Xianxia (仙 侠 xiānxiá). A palavra Xianxia significa Heróis Imortais, e é aquele tipo de história chinesa onde está presente vários elementos como por exemplo seres imortais, fantasmas, demônios e muita mitologia chinesa, além da filosofia Taoísta. O protagonista de uma história Xianxia sempre busca a imortalidade ou se tornar invencível abaixo dos céus.

O segundo gênero dos manhuas de cultivo é o Xuanhuan (玄幻 xuán huàn). A palavra Xuanhuan significa Fantasia Misteriosa, e é aquele tipo de história chinesa onde não há filosofia Taoísta, ou seja, o protagonista não precisa necessariamente ficar meditando pra se tornar forte, já que o seu sistema de cultivo não é baseado somente na filosofia chinesa. O gênero Xuanhuan sempre se misturou com elementos estrangeiros, como a magia e etc, e a cultivação nesses manhuas pode vir tanto da magia quanto de qualquer outra coisa que o autor quiser.

O terceiro gênero dos manhuas de cultivo é o Wuxia (武俠 wǔ xiá). A palavra Wuxia significa Heróis Marciais, e é aquele tipo de história chinesa onde os humanos são fisicamente normais. Os personagens podem ficar mais fortes através do treinamento em artes marciais, e também através da cultivação da energia interna, mas sem todo aquele exagero de força dos manhuas xianxia. Geralmente são apenas manhuas de artes marciais sem poderes sobrenaturais.

Agora que você já conhece o que são os mangás de cultivação, vamos para a lista com as melhores Manhwas e Manhuas de Cultivo que existem.

10. Tales Of Demons And Gods

Tales of Demons and Gods é um dos melhores manhuas de cultivo que existem

Tales of Demons and Gods foi para muitos o primeiro mangá de cultivo, e pra mim também. Lembro que o manhua me apareceu como recomendado em um site em que estava lendo um outro mangá e sinceramente, depois que li essa maravilha nunca mais parei de ler mangás de cultivação. Se você nunca leu essa obra, leia porque é um manhua obrigatório pra todo leitor no caminho do Dao Marcial.

Características: Gênero literário xianxia, protagonista muito inteligente e reencarnação no passado.

Sinopse: Nie Li havia se tornado o mais poderoso cultivador em todas as realidades, ele estava no topo do mundo marcial. Porém certo dia perdeu sua vida em uma batalha contra o Sábio Imperador e as seis bestas divinas. Entretanto a sua alma voltou ao passado pra quando ele tinha apenas 13 anos. Embora ele seja o mais fraco em sua classe e com o talento mais baixo no reino da alma vermelho, com a ajuda de seu vasto conhecimento acumulado na sua vida passada, ele decidiu crescer mais rápido do que todos. Agora ele vai proteger a cidade que no futuro acabou sendo destruída. Além disso vai proteger a sua amada, seus amigos e a sua família que morreu e o deixou sozinho.

Links patrocinados

9. Against The Gods

Manhua de cultivo com protagonista overpower

Against The Gods é um manhua de cultivo excelente, e que possui na faixa de 300 capítulos que ainda estão em lançamento. Entretanto a sua novel já possui quase dois mil capítulos lançados. Eu li a novel toda e ainda estou lendo os lançamentos semanais, por isso posso afirmar que ATG é um dos melhores mangás de cultivo que existem.

Características: Gênero literário xianxia, protagonista apelão, volta ao passado e harém.

Sinopse: Manipulando a Pérola de Veneno do Céu e portando o sangue do Deus Herege, além de cultivar a força para se opor aos Céus, um verdadeiro soberano que menospreza o mundo nasceu! Ele renasceu da Montanha Secreta Divina, no Penhasco do Fim das Nuvens, aquele que é o lugar mais perigoso do Continente Nuvem Azure. Na base desse penhasco — alcunhado de Cemitério do Deus da Morte — o número de pessoas que caíram durante vários anos era incalculável. Nenhum deles, mesmo os cultivadores mais fortes do mundo, cujos poderes poderiam alcançar os céus, não foram capazes de voltar vivos. Porém por algum motivo o jovem Yun Che conseguiu sobreviver.

8. Gu Daoist Master

Mangá com protagonista frio e calculista.

Se você gosta de protagonistas apelões que são frios e calculistas, além de se vingarem sem dó de seus inimigos, então você precisa ler Gu Daiost Master. O protagonista viveu uma vida horrível em sua vida passada, e mesmo assim se tornou um mestre das trevas muito poderoso.

Porém ele acabou morrendo quando obteve o poder absoluto, mas quando pensou que era o fim de sua vida, ele recebeu uma nova chance de voltar ao passado e se vingar de todos os seus inimigos.

Características: Gênero literário xianxia, protagonista frio e calculista que é muito overpower.

Sinopse: A história segue a vida de um vilão chamado Fang Yuan, que foi revivido 500 anos no passado pela cigarra da primavera e do outono que ele meticulosamente aprimorou. Com a sua intensa sabedoria, lutas e experiências de vida, ele procura superar seus inimigos com pura habilidade e inteligência. Além de ser cruel e amoral, ele não precisa se segurar enquanto persegue seus objetivos. Em um mundo de crueldade e cultivando usando Gu – criaturas mágicas desse mundo – o grande Fang Yuan deve se erguer novamente sobre todos com o seu próprio poder.

Links patrocinados

7. God of Martial Arts

God of Martial Arts é um manhua de cultivação que possui um protagonista apelão e overpower

A primeira vez que li essa obra me surpreendi bastante, já que o mundo de God of Martial Arts é muito cruel. Nesse mundo os fortes dominam os fracos sem dó nenhuma, e é um mundo regido pela lei da selva. Em God of Martial Arts se você for forte, você automaticamente pode mandar na vida dos fracos.

O protagonista um dia perdeu tudo e foi deixado sem nada nesse mundo, então decidiu que iria seguir em frente pra se tornar forte, tudo isso sem sentir piedade por ninguém. Essa característica é o que torna esse um dos melhores manhuas de cultivo que existem.

Características: Gênero literário xianxia e protagonista apelão, além de ser um isekai de cultivo.

Sinopse: Neste mundo o respeito é obtido através das artes marciais. A força dos artistas marciais comuns é capaz de quebrar rochas. Já os fortes podem cortar rios e dividir montanhas. Algumas lendas contam que existem reis marciais que conhecem tudo abaixo dos céus e podem viajar pelo universo. A arte marcial decide seu destino, bem como a sua vida e a sua morte. Os fracos são humilhados enquanto o forte pode talvez um dia transcender e alcançar mundo superior. Este é um mundo onde os fortes intimidam os fracos. O status das pessoas é decidido pelos níveis de cultivo nas artes marciais. Cada facção luta pelo título de a mais poderosa e apenas os fortes tem o direito de sobreviver. Mesmo se você é do mesmo clã ou facção, se você for fraco, então você será intimidado e expulso sem piedade.

6. Star Martial God Technique

Um dos mangás de cultivo criados pelo Mad Snail

Star Martial God Technique é um dos manhuas de cultivação criados pelo Mad Snail, o famoso autor de Tales of Demons and Gods. Além disso todas as pessoas que já leram qualquer manhua desse autor, sabem como o autor só sabe criar obras incríveis, e essa aqui é uma delas.

Características: Gênero literário xianxia e protagonista que fica forte treinando bastante.

Sinopse: Nesse mundo existem doze caminhos pra subir a Torre de Deus, e as lendas contam que esses doze caminhos levam até a lendária estrada da imortalidade. No entanto, esses caminhos da Torre de Deus são exageradamente longos e sem fim. Nos tempos antigos haviam muitos tipos de artes marciais mas infelizmente o mundo passou por mudanças horríveis e restaram apenas três: a arte marcial da Chama, do Dragão e da Estrela. As gerações de especialistas dessas três artes marciais estão a procura da estrada da imortalidade. Praticantes das artes marciais da estrela, juntamente com a geração jovem, tentam durante toda sua vida encontrá-la pra se tornarem o deus mais forte.

Links patrocinados

5. The Beginning After The End

Arthur Lewin, o protagonista do mais famoso manhwa coreano de cultivação

Este é o primeiro manhwa da lista, ou seja, todos os anteriores são manhuas criados na China porém esse aqui é feito na Coréia do Sul. Além disso The Beginning After The End é um dos manhwas coreanos de cultivação mais famosos que existem.

Características: Gênero literário xuanhuan, isekai de reencarnação em outro mundo, protagonista apelão e overpower.

Sinopse: Rei Grey conquistou força, riquezas e prestígio sem iguais em um mundo governado pela habilidade marcial. Entretanto, a solidão acompanha de perto aqueles de grande poder. Por detrás da máscara de um glorioso e poderoso rei, reside a casca vazia de um homem destituído de propósito e vontade. Mas agora ele renasceu em um novo mundo repleto de magia e monstros, e o Rei Grey finalmente terá a chance de refazer sua vida. Corrigir os erros do passado não será seu único desafio, pois um perigo oculto cresce a cada instante, ameaçando destruir tudo que ele trabalhou pra criar, o fazendo questionar a verdadeira razão de ter recebido uma nova vida.

4. Feng Shen Ji

Feng Shen Ji é um manhua chinês que pertence ao gênero Wuxia, e se passa em um vasto mundo repleto de vida e história. Nesse manhua a cultivação se misturou com a fantasia, deixando a história mais livre e menos focada naquele mundo chinês antigo comum nos mangás de cultivo.

Características: Gênero literário wuxia, arte bem realista, lutas o tempo todo e protagonista muito inteligente.

Sinopse: A Grandiosa Dinastia Shang esteve no poder por muitos anos mas os deuses não se contentaram com o novo imperador. Em vez de aceitar a vontade dos deuses em troca da paz de seu povo, o imperador resolveu desafiar os deuses e libertar a humanidade. Portanto o imperador de Zhou travou uma enorme batalha contra a raça dos deuses, mas acabou perecendo durante a luta. Agora o destino da dinastia, não, o destino de toda a humanidade será determinado por seu jovem filho, que jurou um dia iniciar uma grande batalha entre as forças do Céu e da Terra.

3. The Scholars Reincarnation

Manhua murim de cultivação e artes marciais

The Scholars Reincarnation é um dos melhores manhuas de cultivo e murim que alguém poderia ler. A história de The Scholars Reincarnation acompanha a vida do mais poderoso cultivador existente, que infelizmente um dia acabou morrendo em uma batalha.

Entretanto quando ele pensou que seu fim havia chegado, os céus o deram uma nova chance. Ele reencarnou no corpo de um bebê várias décadas no futuro, quando seu nome havia se tornado apenas uma lenda para as novas gerações.

Ele então se deparou com um dilema, ele precisa escolher entre viver uma vida pacífica com sua linda família, ou se tornar novamente o mais forte abaixo dos céus e se vingar daqueles que o traíram no passado.

Características: Gênero literário xuanhuan, protagonista inteligente e apelão, reencarnação e cultivo murim.

Sinopse: Um lendário artista marcial que proclamou a si mesmo como Deus Marcial, foi morto por um ataque suicida em batalha. Ele reencarnou como o primeiro filho de um Lorde. Tendo um novo começo, uma família carinhosa e uma irmãzinha para proteger, ele decidiu se tornar uma pessoa melhor em sua nova vida. Em um mundo de batalhas e confrontos entre forças além da compreensão, nosso protagonista acabou caindo em batalha. Mas ele se deu conta que ainda não chegou seu fim, será um novo começo.

Links patrocinados

2. Douluo Dalu

Douluo Dalu é um com certeza um dos melhores manhuas de cultivação que existem

Douluo Dalu é uma das novels e manhuas de cultivo mais famosos do mundo. Se você for ler essa obra, saiba que ela possui várias continuações e até hoje está sendo lançada.

Muitos podem achar o estilo da arte em Douluo Dalu bem estranha no começo, mas com o tempo a arte foi mudando e melhorando aos poucos. Portanto vale a pena insistir e não descartar apenas pelo desenho diferente do tradicional.

Características: Gênero literário xianxia, isekai de cultivo e protagonista inteligente.

Sinopse: Tang San passou sua vida inteira na Seita Tang Externa, sempre dedicado à criação e domínio das armas ocultas. Uma vez que ele roubou o conhecimento secreto da Seita Interna para atingir o auge de sua arte, a sua única saída era a morte. Mas depois de se jogar do mortal Pico do Inferno ele renasceu em um mundo diferente, o mundo de Douluo Dalu. Esse é um mundo onde todos possuem um espírito próprio e aqueles poderosos podem cultivar para aumentar seu poder e se tornarem mestres. O espírito que desperta dentro de Tang San é a Grama Azul Prateada, um espírito inútil. Ele conseguirá superar as dificuldades para alcançar os altos escalões dos Mestres dos Espíritos e trazer a glória da Seita Tang para este novo mundo?

1. Martial Peak

Martial Peak é um dos manhuas de cultivo mais conhecidos no mundo inteiro. Atualmente o manhua de Martial Peak está indo rumo aos mil capítulos, e a sua novel está quase no seis mil capítulos.

Pra quem gosta de uma clássica obra de cultivo onde o protagonista além de forte consegue um harém de várias garotas, recomendo fortemente a leitura de Martial Peak. E para os amantes de novels de cultivo, vale muito a pena ler Martial Peak porque essa obra além de ter muitos capítulos lançados, novos capítulos são lançados diariamente.

Características: Gênero literário xianxia, protagonista inteligente com um enorme harém.

Sinopse: A jornada rumo ao topo das artes marciais é longa e solitária. Enfrentando várias adversidades, você deve sobreviver e sempre permanecer inflexível. Portanto somente o forte conseguirá romper as barreiras e continuar a sua jornada pra se tornar o mais forte abaixo dos céus. O famoso Pavilhão Celestial sempre testou os seus discípulos da maneira mais severa para prepará-los nessa jornada. Um dia o humilde varredor e protagonista dessa história chamado Yang Kai, obteve um livro negro que o colocou no caminho rumo ao topo das artes marciais.

Esta foi a nossa lista com os melhores manhwas e manhuas de cultivo que existem. Se você conhece mais algum bom manhua de cultivo ou artes marciais que não foi mencionado aqui, comente aí pra que outras pessoas também possam conhecer ótimos mangás chineses legais pra ler.

Gostou deste conteúdo? Então confira também:

Escrito por Igor Pedra

Trabalho faz muitos anos com a criação de conteúdo para a internet. Já tive vários sites e canais no YouTube, e vivo o tempo todo criando coisas novas.